CRIANÇAS APRENDEM A LER AO 6 ANOS

 
A professora chega na sala de aula, distribui as tarefas e pede para que um dos alunos comece a leitura do texto que será trabalhando naquele dia. Prontamente Lucas Rodrigues começa a narrar a história para os demais colegas. Até aí nada de diferente, não fosse o fato de o garoto ter apenas 6 anos e estar cursando o primeiro ano, equivalente à primeira série.

Matriculado na Escola Municipal Guilherme Hildebrand, desde março, ele é uma das crianças atendidas por um projeto-piloto que visa proporcionar alfabetização aos 6 anos. Desenvolvida com as metodologias apresentadas pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (Geempa), coordenado pela educadora Esther Grossi, a iniciativa corresponde a um dos três modelos adotados pelo Rio Grande do Sul a fim de atender aos estudantes das séries iniciais. Todos eles têm como objetivo proporcionar alfabetização já no primeiro ano da primeira série, que passou a ser desenvolvida em dois anos.

Em Santa Cruz, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) optou pelo Geempa, que existe em Porto Alegre desde 1984. Com ele é construída uma proposta pedagógica que visa estimular o aprendizado de uma forma diferenciada. Com apoio dos professores, que passaram por capacitação, as crianças aprendem a conhecer as letras e identificar as palavras. Tudo isso de forma simples e divertida.
 

Dejair Machado
dejair@gazetadosul.com.br

Preciso de uma professora

Quero aprender muito. Quero pensar bem, porque sou inteligente.
Sem escola e sem professora não consigo aprender o tanto de saber que há de bom no mundo.
Professora tem que acolher que nem uma mãe, mas não é uma mãe.
Mãe é mãe.
Professora é professora.
Professora ensina coisas de escola e mãe ensina coisas importantes da vida.
Mãe mostra que ela, junto com o pai, são os que convidam para participarmos da festa da vida.
Professora convida para a festa dos conhecimentos.

Texto extraído do caderno didático sobre o livro “Choco encontra uma mamãe”, como homenagem do GEEMPA aos professores que acolhem e se comprometem
com a aprendizagem dos seus alunos.