A VISITA DO CHOCO
A proposta de trabalho deu-se de forma que a cada dia um aluno
levou para casa uma bolsa com o Choco e um caderno de registro.
O Choco da turma é um bichinho emborrachado. A escolha por
esse tipo de material deu-se para que cada aluno possa brincar sem o receio de
quebrar ou rasgar, ou seja, que sua interação com o objeto se dê tranquila e
com muita criatividade.
Fizemos uma escala para que cada aluno pudesse levar a
sacola para casa e ter a oportunidade de contar para sua família a história do
Choco e fazer o registro de sua passagem na casa de cada colega.
Para o êxito do
trabalho construímos algumas regras:
1)
Quem faltar no seu dia de levar a sacola passa a
vez para o próximo colega da lista - a presença é fundamental;
2)
O registro da passagem do Choco, na casa de cada
um, poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma
outra forma criativa que cada um preferir;
3)
Na aula, cada um apresenta para os colegas a
história e o seu registro.
O importante é ter claro que essa é uma atividade permeada
de vários sentidos. E, para tanto é
essencial pensar que no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é
muito importante contextualizar a realidade, partindo de elementos que podem
ser lidos mas não estão escritos da forma convencional, mostrando que a leitura
também se faz sem letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário