DESENVOLVIMENTO DAS PRIMEIRAS NOÇÕES DE REFERÊNCIA ESPACIAL (LATERALIDADE)
O domínio da lateralidade, ou seja, a percepção das relações direita/esquerda, frente/atrás, em cima/embaixo, varia de acordo com o ponto de vista de quem observa ou conforme uma determinada referência, é o primeiro passo para a construção das relações espaciais.
A construção dessas noções pela criança tem como ponto de partida o próprio corpo (a sua direita e sua esquerda). Mais tarde, em um processo gradativo de descentralização, considera a esquerda e a direita de pessoas à sua frente, para finalmente considerar o posicionamento dos objetos em relação uns aos outros, a ela própria ou a outras pessoas. Somente após o estabelecimento das relações é que a criança terá condições de entender o que é orientação através dos pontos cardeais e colaterais.
Este primeiro tópico pretende desenvolver orientações baseadas na constituição física do corpo humano, a partir de convenções estabelecidas socialmente (direita, esquerda, em cima embaixo, trás, frente).
Material
Papel pardo ou cenário
Papel rascunho
Lápis e material de pintura
Sugestões de perguntas
Este primeiro tópico pretende desenvolver orientações baseadas na constituição física do corpo humano, a partir de convenções estabelecidas socialmente (direita, esquerda, em cima embaixo, trás, frente).
Material
Papel pardo ou cenário
Papel rascunho
Lápis e material de pintura
Sugestões de perguntas
- Se eu estiver de frente para meu amigo, a mão direita dele está do mesmo lado que a minha?
- E se ele estiver de costas para mim?
- Se eu olhar para o espelho, a mão direita da minha imagem está do mesmo lado que a minha?
- Se eu estiver de frente para o meu amigo, sim.
- Se ele estiver de costas para mim, não.
- Se eu olhar para o espelho, a minha mão direita esta do lado oposto.
1.1. O banho
Objetivos:
· Verificar se os alunos apresentam o domínio da lateralidade;
· Através da estimulação tátil, tomar consciência de seu predomínio lateral para a direita e esquerda (lateralização), contribuindo para o estabelecimento das relações projetivas.
Material: um pedaço de papel para cada criança
Desenvolvimento: O professor coordena a atividade levando os alunos a dramatizarem um banho. Terão que imitar os movimentos de tirar a roupa, ligar e desligar o chuveiro e se ensaboar com a ajuda da bucha (folha de papel amassada), esfregando as partes do corpo:
- esfregar o lado de cima; - esfregar a parte de trás da cabeça;
- esfregar o lado direito da cabeça;
- esfregar a orelha esquerda;
- esfregar o braço direito e a perna esquerda;
Depois de esfregar o corpo todo, devem se enxaguar e enxugar (com o papel desamassado), podendo ser feita da seguinte maneira:
- enxugar todo o lado direito do corpo; - enxugar todo o lado esquerdo do corpo;1.2. Localizando o eu
- enxugar toda a parte da frente do corpo;
- enxugar toda a parte de trás do corpo.
Objetivo:
· Tomar consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo.
Material: papel grande (um para cada aluno), lápis.
Desenvolvimento: Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O aluno A deita-se sobre a folha de papel, enquanto o aluno B risca seu contorno. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.
Após explorar bastante esses elementos, cola-se um barbante na testa dos alunos (dividindo o corpo em duas partes) com durex e pede para identificarem seu lado direito (podendo fazer uma marcação). O mesmo é feito no contorno, com o aluno posicionado na cabeça da representação (sem espelhar). Depois de identificados os lados do seu corpo e do contorno, o professor dá comandos para os alunos identificarem as partes de cada lado do corpo no contorno, da seguinte forma:
- pulem no ombro direito;
- pulem no joelho esquerdo;
- com o pé direito, pulem no pé esquerdo;
- pulem na orelha esquerda;
1.3. As duplas
Objetivo: Identificação da lateralidade de outros elementos, a partir de diferentes movimentos.
Material: nenhum
Desenvolvimento: Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizará movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Obs: Desenvolver as atividades para comprovação ou não das hipóteses elaboradas no início do tópico.
· Tomar consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo.
Material: papel grande (um para cada aluno), lápis.
Desenvolvimento: Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O aluno A deita-se sobre a folha de papel, enquanto o aluno B risca seu contorno. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.
Após explorar bastante esses elementos, cola-se um barbante na testa dos alunos (dividindo o corpo em duas partes) com durex e pede para identificarem seu lado direito (podendo fazer uma marcação). O mesmo é feito no contorno, com o aluno posicionado na cabeça da representação (sem espelhar). Depois de identificados os lados do seu corpo e do contorno, o professor dá comandos para os alunos identificarem as partes de cada lado do corpo no contorno, da seguinte forma:
- pulem no ombro direito;
- pulem no joelho esquerdo;
- com o pé direito, pulem no pé esquerdo;
- pulem na orelha esquerda;
1.3. As duplas
Objetivo: Identificação da lateralidade de outros elementos, a partir de diferentes movimentos.
Material: nenhum
Desenvolvimento: Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizará movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Obs: Desenvolver as atividades para comprovação ou não das hipóteses elaboradas no início do tópico.
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