SEC/RS não renova contrato com o Geempa

O Geempa, bem como o Instituto Alfa e Beto e Ayrton Senna, durante quatro anos realizaram para a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul o Projeto “Alfabetização de alunos a partir dos 6 anos de idade”, com o objetivo de determinar uma matriz de possibilidades de aprendizagem para estes alunos que ingressaram pela Lei 10172/2001 no Ensino Fundamental, o qual foi ampliado para 9 anos.

O resultado da participação do Geempa, que trabalhou com 1.770 professores e 36.815 alunos, é de que a alfabetização deve ocorrer aos 6 anos de idade, quando os alunos frequentam o 1ºano do Ensino Fundamental. Deve ocorrer aos 6 anos porque é possível, uma vez que os índices obtidos nestes quatro anos foram acima de 75% dos alunos ao final do 1º ano capazes de produzir um texto escrito e de ler com compreensão também um texto simples contextualizado, parâmetro da UNESCO como demarcador da competência mínima básica para considerar alguém alfabetizado. Além disso, a cada ano, com a ampliação e o aprofundamento da capacitação dos professores que participavam de cursos e de assessorias, foi aumentando significativamente o número de professores que alfabetizaram 100% dos seus alunos. Em 2007, apenas 2; em 2008, 20; em 2009, 60 e em 2010, em 110 turmas todos os alunos chegaram alfabetizados no final do ano letivo.

Por outro lado, a formação para que os professores tenham este desempenho é exigente e requer pelo menos dois anos de estudo acompanhado por especialistas pesquisadores.

No final de 2010 um número expressivo de escolas optou pelo Geempa como instituição para prosseguir neste programa de “Alfabetização de alunos a partir de 6 anos de idade”. Porém, a Secretaria de Educação do Estado, por não ter procurado o Geempa até o dia 31 de janeiro, como ficou acordado oficialmente em reunião com o prof. José Clovis de Azevedo, por este fato expressa sua decisão de não renovar o contrato com o Geempa, uma vez que não assegura o tempo necessário para a organização das atividades inerentes ao contrato, ou seja, curso inicial de 5 dias, distribuição de livros e materiais didáticos para alunos e professores e assessorias durante todo o ano.

Coordenadoras de CRES, diretoras de escolas, professores, pais e alunos que aguardam a presença do Geempa em 2011, num projeto tão importante e necessário, saibam que esta não acontecerá por perda de prazo da atual gestão da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, a qual não renovou em tempo hábil o contrato com o Geempa.
 
Fonte: http://todospodemaprender.blogspot.com/2011/02/o-geempa-bem-como-o-instituto-alfa-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário