A VISITA DO CHOCO


A VISITA DO CHOCO

A proposta de trabalho deu-se de forma que a cada dia um aluno levou para casa uma bolsa com o Choco e um caderno de registro.
O Choco da turma é um bichinho emborrachado. A escolha por esse tipo de material deu-se para que cada aluno possa brincar sem o receio de quebrar ou rasgar, ou seja, que sua interação com o objeto se dê tranquila e com muita criatividade.
Fizemos uma escala para que cada aluno pudesse levar a sacola para casa e ter a oportunidade de contar para sua família a história do Choco e fazer o registro de sua passagem na casa de cada colega.
 Para o êxito do trabalho construímos algumas regras:
1)    Quem faltar no seu dia de levar a sacola passa a vez para o próximo colega da lista - a presença é fundamental;
2)    O registro da passagem do Choco, na casa de cada um, poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que cada um preferir;
3)    Na aula, cada um apresenta para os colegas a história e o seu registro.

         O importante é ter claro que essa é uma atividade permeada de vários  sentidos. E, para tanto é essencial pensar que no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante contextualizar a realidade, partindo de elementos que podem ser lidos mas não estão escritos da forma convencional, mostrando que a leitura também se faz sem letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário