OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO


PS1→ PRÉ-SILÁBICO I
 

O aluno  escreve com desenhos. as letras não querem dizer nada para ele. a professora pede que ele escreva "bola", por exemplo, e ele desenha uma bola.


PS2 → PRÉ-SILÁBICO II



O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras.
Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala. Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. Acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras. Acredita que para que uma escrita possa ser lida deve ter pelo menos três símbolos. Caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.

S → SILÁBICO


O
aluno percebe que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be” e uma para “ça”.

A → ALFABÉTICO


O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras de nossa língua.

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