Aula-entrevista

Considerando que o  professor precisa entender que não existe dificuldade do aluno aprender e sim do professor ensinar; a Aula Entrevista é uma das ferramentas que o educador tem para  fazer um diagnóstico minucioso do estudante a partir do conteúdo que ele traz.  O educador não deve ficar apegado ao conhecimento, mas deve agir como cientista, que lê, escreve e constrói o conhecimento em grupo.

Síntese das tarefas da Aula-entrevista, para alunos pré-silábicos, silábicos e alfabéticos*:

Escrita do próprio nome: aluno escreve, após trabalha-se partes e transformações do nome.
Leitura do próprio nome: aluno lê, oculta-se partes, questiona-se se continua sendo o seu nome, faz-se leitura das partes e das transformações (trocar letras do meio e extremos, inverter ordem).
Escrita de quatro palavras e uma frase: diálogo, contexto semântico, escrita de palavra dissílaba, trissílaba, polissílaba e monossílaba, nessa ordem e escrita de uma frase, sendo o nome do aluno + verbo + palavra dissílaba. Questiona-se sobre a quantidade de letras, o tamanho dos referentes, etc.
Leitura de um texto: aluno fala e professor escreve, após leitura pelo professor, o aluno lê.
Leitura de quatro palavras e uma frase: reescreve-se de forma ortográfica o que o aluno escreveu anteriormente (3ª tarefa) e pede ao aluno que leia, após oculta-se partes das palavras e frase, com leitura das partes visíveis.
Escrita de um texto: aluno escreve um texto do seu jeito.
Escrita de letras: alfabeto.
Associação das letras com o som das iniciais de palavras: leitura do alfabeto, exemplo de palavras com cada letra.
Unidades lingüísticas: confecciona-se 14 cartões após diálogo e com base na aula-entrevista, após agrupa-se - letras, palavras, desenhos, frases e números.

Observações:
De posse da aula-entrevista feita, o professor classificará os alunos em escadas, sendo uma para cada tarefa exposta acima e, após feito isso, fará a "nave da zona proximal das aprendizagens rumo à leitura e à escrita", acompanhando o desenvolvimento das aprendizagens de cada aluno.

A aula-entrevista deve ser realizada a cada dois meses, sendo que o prazo para a sua aplicação na turma de alunos não deve ultrapassar uma semana.

*Para comprovação de alfabetização, além da Aula-entrevista, é utilizada a associação letra/som no meio de palavras, com leitura de um texto simples, desenho, relato oral da história, escrita e leitura de outro texto escolhido pelo aluno dentre opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário