Planejando o Cotidiano e o Espaço

O cotidiano e o espaço escolar comunica e educa. A organização do cotidiano e do espaço, nas primeiras séries do ensino fundamental e na educação infantil, enquanto território, explica as relações com os espaços que estão ao seu redor; mostra sua estrutura organizacional, seus diferentes usos e funções e a sua organização ou relações existentes entre os seus diferentes espaços e funções.
O processo de transformação vivenciado através de mudanças introduzidas na organização do espaço e de novas interações e reflexões realizadas por essas mudanças deixam clara a importância de novas formas de interagir, as quais, só se constroem com novas leituras e interações, ou seja, jamais resultarão de orientações prontas simplesmente transmitidas. Considerando, assim, que o espaço é uma construção social e o espaço escolar, uma das modalidades de sua conversão em território e lugar nos possibilita adentrar nos ambientes da educação com um outro olhar. E, assim perceber a gama de leituras e fatores que compõem a organização dos espaços da educação, de modo a compreender a mediação dos mesmos na promoção do desenvolvimento infantil. Possibilitando valiosas perspectivas para a educação. Um convite à análise das práticas discursivas e da reflexão da prática educativa.
Historicamente, a educação infantil, no Brasil tem a tradição do reforço e guarda ás crianças, higiene e alimentação. Entretanto aqui se quer mostrar que um planejamento deve considerar muito mais que isso, ou seja, oportunizar á criança direitos e tratamentos de cidadã.
Considerando a proposta de planejamento, dentre as realidades do grupo de trabalho, pontua-se que um dos aspectos mais difícil na estruturação dos trabalhos diz respeito à organização dos espaços nas instituições de educação em geral. Mas, não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja como esse espaço para vivê-lo intencionalmente; e sob essa premissa os planejamentos devem considerar que apesar de não ser imediata a transformação e conquista de espaços pertinentes, as mudanças ocorrem gradativamente, ou seja, uma conquista em longo prazo. Evidenciando que o discurso do professor evidência sua concepção pedagógica apreendidas por um período histórico a mudança e o amadurecimento de novas rupturas requerem estratégias hospitaleiras e não uma imposição pedagógica. As modificações no plano das idéias, os vínculos estabelecidos, a diversidade nas trajetórias e a interação das crianças e dos professores com o novo concretizando uma proposta pedagógica pensada para a criança da educação infantil é contextualizada evidenciando que a reflexão critica requer tempo e encorajamento para que se realize. Um processo de interação mútua entre o educador e o ambiente no qual ele se insere.
Nesse percurso ficam um pouco das nossas vivências, algumas das nossas incertezas, e a nossa busca constante de aprimoramento profissional na articulação de idéias, de teorias e dados empíricos que nos permitam tecer novas significações como contribuição na formação do espaço social.

Bibliografia: HORN, MARIA DA GRAÇA SOUZA. Sabores, Cores, Sons, Aromas: a Organização dos Espaços na Educação Infantil.1.ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004

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