1. LATERALIDADE

DESENVOLVIMENTO DAS PRIMEIRAS NOÇÕES DE REFERÊNCIA ESPACIAL (LATERALIDADE)

O domínio da lateralidade, ou seja, a percepção das relações direita/esquerda, frente/atrás, em cima/embaixo, varia de acordo com o ponto de vista de quem observa ou conforme uma determinada referência, é o primeiro passo para a construção das relações espaciais.
 
A construção dessas noções pela criança tem como ponto de partida o próprio corpo (a sua direita e sua esquerda). Mais tarde, em um processo gradativo de descentralização, considera a esquerda e a direita de pessoas à sua frente, para finalmente considerar o posicionamento dos objetos em relação uns aos outros, a ela própria ou a outras pessoas. Somente após o estabelecimento das relações é que a criança terá condições de entender o que é orientação através dos pontos cardeais e colaterais.
Este primeiro tópico pretende desenvolver orientações baseadas na constituição física do corpo humano, a partir de convenções estabelecidas socialmente (direita, esquerda, em cima embaixo, trás, frente).

Material
Papel pardo ou cenário
Papel rascunho
Lápis e material de pintura






Sugestões de perguntas
  • Se eu estiver de frente para meu amigo, a mão direita dele está do mesmo lado que a minha?
  • E se ele estiver de costas para mim?
  • Se eu olhar para o espelho, a mão direita da minha imagem está do mesmo lado que a minha?
Hipóteses possíveis:
  • Se eu estiver de frente para o meu amigo, sim.
  • Se ele estiver de costas para mim, não.
  • Se eu olhar para o espelho, a minha mão direita esta do lado oposto.
Obs: a verificação destas hipóteses deverá ser feita no final deste tópico, depois que os alunos realizarem as atividades propostas. Se os alunos já dominarem este conteúdo, não existe necessidade de realizar estas atividades.
 
1.1. O banho

 
Objetivos:
· Verificar se os alunos apresentam o domínio da lateralidade;
· Através da estimulação tátil, tomar consciência de seu predomínio lateral para a direita e esquerda (lateralização), contribuindo para o estabelecimento das relações projetivas.
Material: um pedaço de papel para cada criança
Desenvolvimento: O professor coordena a atividade levando os alunos a dramatizarem um banho. Terão que imitar os movimentos de tirar a roupa, ligar e desligar o chuveiro e se ensaboar com a ajuda da bucha (folha de papel amassada), esfregando as partes do corpo:
- esfregar o lado de cima; - esfregar a parte de trás da cabeça;
- esfregar o lado direito da cabeça;
- esfregar a orelha esquerda;
- esfregar o braço direito e a perna esquerda;

Depois de esfregar o corpo todo, devem se enxaguar e enxugar (com o papel desamassado), podendo ser feita da seguinte maneira:
- enxugar todo o lado direito do corpo; - enxugar todo o lado esquerdo do corpo;
- enxugar toda a parte da frente do corpo;
- enxugar toda a parte de trás do corpo.
1.2. Localizando o eu
  Objetivo:
· Tomar consciência de sua estatura, da posição de seus membros e dos lados de seu corpo.
Material: papel grande (um para cada aluno), lápis.
Desenvolvimento: Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O aluno A deita-se sobre a folha de papel, enquanto o aluno B risca seu contorno. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.
Após explorar bastante esses elementos, cola-se um barbante na testa dos alunos (dividindo o corpo em duas partes) com durex e pede para identificarem seu lado direito (podendo fazer uma marcação). O mesmo é feito no contorno, com o aluno posicionado na cabeça da representação (sem espelhar). Depois de identificados os lados do seu corpo e do contorno, o professor dá comandos para os alunos identificarem as partes de cada lado do corpo no contorno, da seguinte forma:
- pulem no ombro direito;
- pulem no joelho esquerdo;
- com o pé direito, pulem no pé esquerdo;
- pulem na orelha esquerda;

1.3. As duplas

 
Objetivo: Identificação da lateralidade de outros elementos, a partir de diferentes movimentos.
Material: nenhum
Desenvolvimento: Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizará movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:
- Dêem a mão direita;
- Ergam o braço esquerdo;
- Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
- Pulem com o pé esquerdo;
- Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;
Obs: Desenvolver as atividades para comprovação ou não das hipóteses elaboradas no início do tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário