7.ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DOS PONTOS CARDEAIS


A construção das noções espaciais relativas à orientação é fundamental, tanto para que o indivíduo possa se orientar no espaço onde se encontra, quanto para poder ler e interpretar plantas, cartas e mapas.
A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é através dos referenciais chamados pontos cardeais e colaterais. Tais referenciais são definidos a partir do movimento aparente das estrelas e indicam direções, sentidos.
O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul). Os pontos colaterais, indicam direções entre dois pontos cardeais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudeste (SE) e Sudoeste (SO ou SW). 
Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados.
O trabalho com orientação através dos pontos cardeais e colaterais deve-se iniciar após as crianças considerarem a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio. 

Material
Mapa do bairro, município, estado e país
Tabuleiro confeccionado com cartela de ovos (nas partes salientes da cartela aparecem as letras de A a Z e os números de 1 a 6
Cartas contendo indicações de como se deslocar no tabuleiro


Sugestão de Questão
  • A escola está posicionada à sua frente e na direção norte (leste, oeste, sul, outras). Se você ficar de costas para a escola qual será a posição dela?
Hipóteses possíveis
  • Atrás de mim, direção norte.
  • Atrás de mim, direção sul.
  • Atrás de mim direção leste.
  • Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
7.1. Jogo - “Aonde você chegou ?”

Objetivo: estabelecer relações projetivas.
Material: tabuleiro, cartas com indicação de deslocamentos, seguindo as direções direita/esquerda, para cima/para baixo.
Desenvolvimento: Cada criança ou grupo de crianças deverá possuir um tabuleiro e um conjunto de cartas em número suficiente, para que cada participante receba, no mínimo, uma carta. Distribuem-se as cartas entre os participantes do jogo. Um de cada vez lê as indicações de como se deslocar no tabuleiro, joga, constata onde chegou e confere se acertou. Ganha aquele que mais acertos obtiver.
Modelo de cartas:
  7.2. Jogo - “Aonde você chegou ?”

Partindo do ponto 4, ande:
  • 1 casa para a esquerda
  • 3 casas para cima
  • 2 casas para a direita
  • 3 casas para baixo
  • 1 casa para a direita
Aonde você chegou?
Resposta: 6
Partindo do ponto O, ande:
  • 2 casas para baixo
  • 1 casa para a esquerda
  • 4 casas para cima
  • 3 casas para a direita
  • 1 casa para a esquerda
Aonde você chegou?
Resposta: D
Objetivo: orientar-se através dos pontos cardeais e colaterais.
Material: tabuleiro, cartas com indicação de deslocamento e indicações norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.
Desenvolvimento: Cada criança ou grupo de crianças deverá possuir um tabuleiro e um conjunto de cartas em número suficiente, para que cada participante receba, no mínimo, uma carta. Distribuem-se as cartas entre os participantes do jogo. Um de cada vez lê aas indicações de como se deslocar no tabuleiro, joga, constata onde chegou e confere se acertou. Ganha aquele que mais acertos obtiver.
Modelo de cartas:
Partindo do ponto 4, ande:
  • 3 casas para o norte
  • 3 casas para o oeste
  • 1 casa para o nordeste
  • 4 casas para o sul
  • 4 casas para o leste
Aonde você chegou?
Resposta: 6
Partindo do ponto N, ande:
  • 3 casas para o leste
  • 2 casas para o norte
  • 4 casas para o oeste
  • 4 casas para o sul
  • 3 casas para o nordeste
Aonde você chegou?
Resposta: J
Orientações no bairro ou município
Objetivo: construir noções de orientação em uma representação cartográfica, através dos pontos cardeais e colaterais.
Material: planta do bairro ou mapa do município, cartas contendo indicação de diferentes deslocamentos através dos pontos cardeais e colaterais.
Desenvolvimento: Cada criança ou grupo de crianças deverá possuir um mapa e um conjunto de cartas em número suficiente, para que cada jogador ganhe, no mínimo, uma carta. Distribuem-se as cartas entre os participantes do jogo. Um de cada vez lê as indicações de como se deslocar no mapa, joga, constata onde chegou e confere se acertou. Ganha aquele que mais acertos obtiver.
Modelo de carta:
  Partindo da escola, vá até:
  • o terceiro quarteirão a noroeste
  • o segundo quarteirão ao norte
  • o segundo quarteirão a noroeste
Aonde você chegou?

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