Trabalhando com poesia



Objetivos da atividade:

  • Explorar a poesia, sua melodia, seu ritmo, sua harmonia;
  • Transformar as palavras em imagens  - ilustrar o texto;
  • Dramatizar;
  • Estudar a gramática do texto;
  • Preposição de indicadora de posse;
  • Artigo definido e indefinido;
  • Adjetivação;
  • Substantivos derivados;
  • Denotação e conotação;
  • Produção de texto a partir do texto trabalhado;

Procedimentos

  • Comunicação e expressão
  • Ouvir e cantar a música
  • Ilustra-la
  • Registrar a melodia
  • Encena-la
  • Estudo do texto

Conteúdos avaliados

A idéia e uso da Preposição, artigo, adjetivo, substantivo, denotação e conotação sem a nomenclatura gramatical. Ex.

  • PREPOSIÇÃO

Da Vovó= preposição possessiva. Indica posse.


ARTIGO


A ou UMA


A (artigo definido)= a casa é dela.


UMA (artigo indefinido) = pode ser qualquer casa.

  • ADJETIVO

Palavras que servem para caracterizar as outras. Ex. as cadeiras são fofas, os lampiões de saudade.

  • SUBSTANTIVO SIMPLES E DERIVADO

Figo – Figada

  • DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

A criança brinca com a boneca de tranças. (substantivo)

Vovó é criança. (adjetivo – sentido figurado)




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