6.TRABALHANDO COM ESCALAS

Este tópico tem como finalidade a construção da noção de escala, sua relação com o que se quer representar, bem como a realização de cálculos de distância e área.
A escala de um mapa é a proporção constante entre a medida de um desenho ou plano e a medida real daquilo que é representado. Ela indica quantas vezes as dimensões do terreno foram reduzidas para serem representadas no mapa.
Através da escala podemos ter a noção real do espaço representado, tirar informações com relação a distância de percursos, comprimento de ruas e rios e área de espaços (municipal, rural, distrital etc).
A representação da escala pode ser de duas maneiras: gráfica ou numérica. Na escala numérica, por exemplo 1:50000 (lê-se um por cinqüenta mil), cada centímetro no mapa, equivale a 50.000 cm ou 500m na realidade. Quanto menor for o denominador (no exemplo 50.000), maior será a escala, portanto mais detalhes poderão ser representados. Assim, a escala 1:50.000 é maior que a escala 1: 5.000.000.
Na escala gráfica a relação real-representação é expressa através do desenho: um ou mais traços cujo comprimento é demarcado; assemelha-se a uma régua, cujas distâncias no mapa podem ser medidas através dela. As vantagens da escala gráfica estão na sua fácil leitura, permitindo a determinação da distância por comparação, e na sua manutenção quando da alteração do mapa original (redução ou ampliação por meio de xérox), já que esta continua válida.



Material
Planta de apartamento ou casa
Planta do bairro ou mapa do município
Lápis 
Régua
Barbante



Sugestões de Perguntas
  • Temos duas imagens de um mesmo jardim. Uma foto tirada de cima de um prédio e uma imagem de satélite.
  • Qual das imagens apresentam mais detalhes? Qual está em maior escala?
Hipóteses:
  • A de cima do prédio.
  • A do satélite

Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
 
6.1. Observação de plantas
Objetivo: Perceber diferentes níveis de redução do tamanho real do espaço representado, o que acontece com a clareza dos detalhes de uma escala para outra e manutenção da proporção existente entre o tamanho dos diversos elementos apresentados no mapa.
Material: Plantas de apartamento ou casas (encontradas em anúncio) xerocadas em escalas diferentes (reduzidas e ampliadas).
Desenvolvimento: Trabalhar com a planta no sentido de compreender o que está representando. Feito isso, o professor deve conduzir a atividade para discussões do tipo: qual das plantas foi vista de uma distância maior? O que aconteceu com a clareza dos detalhes em cada escala? Que elementos deixaram de ser percebidos na redução?
 
6. 2. Medindo o representado
 
Objetivo: Realizar, a partir da escala do mapa, cálculos de área, distâncias percorridas e comprimento de ruas e rios.
Material: Régua, barbante, mapa ou planta (com escala)
Desenvolvimento: os alunos deverão realizar cálculos de percurso através da medição (com régua) do espaço representado no mapa e transformação para o real de acordo com a escala. Quando este traçado for sinuoso (um rio, por exemplo), a medida deve ser tirada com um fio (barbante ou linha) e posteriormente medido com régua. Diversos podem ser os cálculos realizados, como por exemplo: quantos quilômetros, ou metros, percorro para ir de casa para a escola? Quem mora mais perto da escola? Quantos metros ele percorre? Qual o comprimento da minha rua? E do córrego próximo à escola? Quantos quilômetros existem de São Carlos à Água Vermelha?
O cálculo de área pode ser feito de duas maneiras:
· pelo método das quadrículas: desenhando a área a ser calculada em papel milimetrado, contando o número de milímetros e posteriormente transformando em metros ou quilômetros quadrados.
· pelo método de decomposição de figuras: dividindo a área em figuras geométricas, calcula-se a área dessas figuras e depois soma-se.
Obs: repetir a questão proposta no início do tópico e verificar se as hipóteses continuam as mesmas. Observar as imagens impressas.


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