5.ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS

Uma das funções do mapa é informar. Para tanto, este deve ter clareza do que está sendo representado; muitas informações contidas num mapa dificultam a leitura. Neste caso, os mapas temáticos são as melhores formas de representação, pois são construídos a partir de temas específicos como população, recursos minerais, clima.a elaboração de mapas temáticos facilita a interpretação, já que indica ao leitor um único assunto representado. 
A simbologia usada no mapa também é um recurso que pode facilitar ou não sua interpretação. Os símbolos utilizados para representar elementos podem ser de duas formas: icônicos ou abstratos (cores, figuras geométricas); no entanto, a simbologia refletindo os fatos representados (símbolos icônicos) torna mais fácil a interpretação e leitura do mapa, não obrigando o leitor a consultar constantemente a legenda.

Material
Planta do bairro
Lápis e material de pintura





5. 1 Elaborar os mapas temáticos do bairro
Objetivo: Iniciar a discussão e elaboração de mapas temáticos
Material: As produções do tópico anterior, xerox da planta do bairro.
Desenvolvimento: Provocar discussões sobre a dificuldade em ler o mapa produzido, estimulando-os a criar soluções para o problema. A partir das soluções apresentadas, elaborar diferentes mapas, de acordo com o que se quer representar:
- Localização da escola e moradia dos alunos; - “Problemas do bairro”;
- Serviços;
Para tanto, os alunos deverão: - refletir sobre as categorias;
- decidir qual categoria utilizar neste ou naquele caso (ex. uma padaria é classificada como indústria ou comércio?);
- selecionar as informações mais relevantes;
- elaborar uma lista de símbolos para cada categoria;
- criar a legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário