3.REPRESENTANDO ESPAÇOS CONHECIDOS

Baseada na idéia de que o aluno deve construir noções espaciais elementares através de ações no espaço conhecido, esta etapa sugere a construção da maquete da sala de aula, servindo de base para se explorar a projeção dos elementos do espaço vivido (sala de aula) para o espaço representado (planta); as relações espaciais topológicas desses objetos em função de um ponto de referência; desses objetos entre si; e dos mesmos em relação aos sujeitos (alunos). 
A construção da planta da sala tem uma característica fortemente simbólica. Trabalhando as noções de projeção e representação simbólica, serve de ponte entre o espaço real e sua representação gráfica. Através da representação gráfica torna-se possível perceber os diferentes níveis de redução do tamanho real representado, compreendendo os princípios de equivalência e proporcionalidade.

Material Sucata
Lápis e material de pintura
Tesoura
Barbante
Sulfite,Régua


Sugestões de perguntas
  • Desenhe a sua sala de aula.
  • Indique no desenho a frente da sala, o fundo e os lados direito e esquerdo.
Hipóteses: desenhos dos alunos
Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
 
3.1. Construção da maquete da sala

Objetivo: Representar no concreto a sala de aula com todos seus elementos constituintes.
Material: Sucata (caixa de papelão do formato que se aproxime da forma da sala, caixas de fósforos vazias, retalhos, copos de iogurte, caixas de remédios), régua, lápis e materiais de pintura, cordão ou barbante e tesoura.
Desenvolvimento: Os alunos deverão observar a sala de aula para identificarem os objetos que se encontram em seu interior e estabelecerem sua localização em função dos pontos de referência (porta, janela etc).
Num segundo momento deverão confeccionar a maquete com os objetos em seu interior, conservando a mesma posição que ocupam na sala:
- andar pela sala para observar o seu tamanho, objetos, mobílias; - escolher a caixa cujo tamanho e forma possam representar a sala;
- recortar as janelas e portas (observar a posição);
- contar o número de carteiras;
- selecionar objetos (sucata) que possam representar os elementos presentes na sala e prepará-los para que se assemelhem mais ao real.
Estando pronta a maquete, o professor deve explorar os elementos de localização, através de deslocamentos pela própria maquete. Inicialmente, a partir de sua posição na sala, o aluno projeta-a e passa a localizar a posição de seus colegas, identificando quem senta à sua frente, atrás, à sua direita e à sua esquerda.
Posteriormente, podem usar outros referenciais, que não sua posição. O professor traça uma linha no centro da classe no sentido do comprimento, dividindo a sala em duas partes (lado da porta e da janela); traça outra linha no sentido da largura (frente e trás).
A localização das posições será feita pela projeção dessas linhas na maquete. Assim cada aluno identifica sua posição, de sua professora, de seus colegas e mobílias em relação aos quadrantes, por exemplo: sua carteira está no lado da frente e da porta.
Os quadrantes podem servir de referência para deslocamentos, como: se o aluno A trocar de lugar com o aluno B em que quadrante ficará?
3.2. Elaborando a planta da sala de aula
 
Objetivo: Através de representação gráfica, perceber diferentes níveis de redução do tamanho real representado, compreendendo os princípios de equivalência e proporcionalidade.
Material: papel sulfite, lápis, barbante e régua.
Desenvolvimento: a partir da observação da maquete, os alunos desenharão a sala de aula vista de cima, incluindo seu contorno. Depois, através de comparação entre os desenhos, verificar quem reduziu mais ou menos e comparar com o tamanho normal.
Uma segunda planta da sala pode ser feita, obedecendo à escala. Para isso, os alunos poderão medir as paredes com um barbante ou corda. Em seguida, dobrarão o barbante tantas vezes quanto for necessário até que caiba no papel. Esse pedaço de barbante será a medida da parede; a escala será representada pelo número de vezes em que o barbante foi dobrado. As carteiras devem ser medidas e reduzidas igualmente à parede, assim como as portas, janelas e demais elementos da sala.
Esta atividade deve ser desenvolvida sem pressa, e se o aluno não compreender a relação da redução proporcional, fundamental para a compreensão da noção de escala, devem ser desenvolvidas outras atividades.

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