O USO DE MAPAS

Os mapas são representações gráficas do espaço constituídas por 3 elementos básicos: escala, projeção e simbologia. Resultam de um conhecimento acumulado de informações e técnicas desenvolvidas por uma sociedade. Estão presentes em Atlas, revistas, jornais e noticiários de TV, gabinetes de políticos e empresários. São usados por economistas, urbanistas, engenheiros, militares e outros profissionais, bem como por turistas. São portanto recursos bastante importantes para localizar, informar ou orientar-se no espaço, desde que o indivíduo saiba interpretá-lo.
 
A utilização de mapas pressupõe, por parte dos alunos, capacidade de abstração, pois representam a realidade através de símbolos. Não é uma tarefa simples, sendo necessário desenvolver algumas habilidades e conhecimentos; atividades como pintar estados, países e municípios, copiar mapas ou colocar nomes em rios são tarefas mecanicistas que não levam à formação de conceitos da linguagem cartográfica. Segundo Almeida (1994) esse trabalho de interpretação deve iniciar pela construção de seu próprio mapa com a codificação dos elementos do espaço ao seu redor para, posteriormente ler os mapas feitos por outras pessoas.
 
Dessa forma, (...)propomos um trabalho a ser desenvolvido de forma lenta e gradual a fim de que os alunos construam as relações espaciais, tomando consciência do mundo físico e social. No início o aluno age como mapeador: representa a realidade física e social através de símbolos convencionados por ele e pela classe. Quando adquire a consciência da representação, torna-se um usuário, aquele que lê e interpreta mapas elaborados por outros.
Agindo como mapeador do seu espaço, o aluno passará pelo processo de levantamento de dados, classificação, comparação, redução e estabelecimento de signos, o que contribuirá para a compreensão das informações, melhorando seu raciocínio lógico.
A representação espacial através de símbolos é freqüente na Geografia, Astronomia, Arquitetura, no estudo do corpo humano e em outras áreas do conhecimento. No nosso trabalho ela é usada como introdução à compreensão tanto do ambiente externo quanto do nosso corpo, cabendo ao professor selecionar os tópicos que convém à finalidade de sua proposta.

Bibliografia
ALMEIDA, R.D. (2001) Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Ed. Contexto.
ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E.Y. (1994) O espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Ed. Contexto.
CORRÊA, S. M. M. (1999) Cartobrincando: Estudo das noções básicas sobre cartografia através de jogos. Revista do Professor, Porto Alegre, 155 (57): 25-30, jan/mar.1999.
RUA, J. et all (1993) Para ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACCESS Editora.
 
Fonte: http://www.cdcc.usp.br

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