4. CONSTRUÇÃO DE MAPAS BÁSICOS


 Todo espaço encontra-se integrado em espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sociais, naturais, econômicas etc. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração.
Ao incluir os espaços estudados anteriormente (o corpo e a sala de aula) no espaço do prédio escolar e junto a este, no bairro, a criança estará construindo noções de inclusão, continuidade e vizinhança.
Nesta seqüência, os alunos estarão manipulando plantas produzidas por outros e representando nestas, elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado, eles estarão lendo a planta através de seus significantes porém, traduzidos para o seu significado.

  Material
Planta do prédio da escola
Planta do bairro
Sulfite
Lápis e material de pintura
Régua


Sugestões de Perguntas
  • Desenhe o trajeto que você faz para ir da sua sala ao refeitório (ao banheiro, à quadra, à sala do diretor, outros).
  • Desenhe o trajeto casa-escola e identifique alguns pontos de referência (praça, nome de rua, farmácia, super mercado, outros).
Hipóteses: desenhos dos alunos.
 
Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
 
4.1. Prédio da escola
 
Objetivo: Realizar atividades de leitura, interpretação e mapeamento de espaços, a fim de construir noções de inclusão, continuidade e vizinhança.
 
Material: Planta oficial do prédio da escola, papel sulfite, material de pintura.
 
Desenvolvimento: Percorrer o prédio e reconhecer as salas e suas respectivas funções, com a planta em mãos. Em sala de aula deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar a legenda.
Percorrer de maneira imaginária a planta, fazendo vários trajetos: ida à biblioteca, diretoria, bebedouro e outras salas. Reconhecer os espaços a partir do deslocamento: qual a sala em que você passará logo após a nossa, indo para a esquerda? (vizinhança). Quais as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade). Quais as salas que ficam neste andar? (inclusão).
 
4.2. Caminho Casa-escola
 
Objetivo: Observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direções.
 
Material: Xérox da planta do bairro, lápis e material de pintura.
 
Desenvolvimento: Inicialmente, os alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola. O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como a legenda, para que sua casa possa ser localizada.
Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, no xérox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta.
O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de cabeça) a localização de sua casa e o caminho que faz.
A planta do bairro com alfinetes mostrará a dinâmica do espaço, será uma planta com ocupação humana. Os deslocamentos diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
Outra possibilidade ao mapear o trajeto casa-escola é a comparação de distâncias percorridas ao visitar as residências dos demais colegas, e escolha de percursos mais rápidos para se chegar a um destino.
 
4. 3. O bairro
 
Objetivo: Observar o bairro em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas etc.
Material: xérox da planta do bairro, lápis e material de pintura.
Desenvolvimento:
1. Localizar, na planta: a escola, informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas;
2. Através de passeio pelo bairro, observar os serviços (escolas, bancos, postos de saúde, correios etc), residências, casas comerciais, indústrias, fluxo de carros, ônibus e “problemas do bairro”.
3. Em sala, selecionar os principais elementos observados e escolher um símbolo para representá-los no mapa. Representar e criar a legenda.
4. Fazer um painel com os problemas do bairro observados pelas crianças, selecionar os principais e representá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário