2.CONSTRUÇÃO DAS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS (O CORPO)

Partindo do princípio de que a criança constrói seu conhecimento a partir de estruturas conhecidas, este tópico propõe atividades de representação espacial utilizando o próprio corpo como espaço a ser mapeado. Entende-se que a partir de um trabalho com o esquema corporal, explorando as noções de lateralidade e proporcionalidade por meio do mapa do próprio corpo, a criança construirá a ligação entre o concreto e a representação, dando condições de utilizar essas noções em outras representações.
Ao mapear o próprio corpo, o indivíduo toma consciência de sua estatura, da posição de seus membros, dos lados de seu corpo. Ao representá-lo, terá necessidade de realizar procedimentos de mapeador: classificação, generalização e seleção de elementos mais significativos.

Material
Papel pardo ou cenário
Folha de sulfite
Lápis e material de pintura

 Sugestões de Perguntas
· Desenhe como seria você quando deitado no chão, de frente e de costas.
· Indique nos desenhos a perna e o braço esquerdos.
Hipóteses: desenhos dos alunos
Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
2.1. Mapeando o eu


Objetivo: Realizar representações de elementos conhecidos.
Material: papel pardo e lápis de cor
Desenvolvimento:
  • Registro (escala 1:1): aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O aluno A deita-se sobre o papel, enquanto o aluno B risca seu contorno, de frente e de trás.
  • Perspectiva: identificar nas figuras: em cima-embaixo, frente-trás e direita-esquerda.
  • Simbologia: criação coletiva de códigos que representem cada um dos elementos de referência identificados.
d) Representação: representar, no papel, os códigos convencionados.
2.2. Reduzindo o eu

Objetivo: Perceber que o real pode ser representado em tamanhos diferentes, desenvolvendo dessa forma, as primeiras noções de escala.
Material: folha de sulfite, lápis de cor
Desenvolvimento: Transferir o mapa produzido anteriormente para a folha de sulfite. Pronto o desenho, discutir os resultados, a fim de perceberem as possíveis alterações ocorridas, bem como dificuldades de leitura da representação.

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